A Escola Municipal de Artes, denominada Casa das Artes, será um espaço específico de formação artística, que vai privilegiar o pleno desenvolvimento estético e cultural de crianças e jovens da cidade de João Pessoa. Ela irá ofertar o ensino das linguagens artísticas, como teatro, dança, música e artes visuais. A Casa funcionará no espaço físico do convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves, o “Conventinho”, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, sob a gestão da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da PMJP.
A criação do espaço contempla uma reivindicação histórica de artistas, educadores e da população em geral. O público alvo será estudantes da rede pública de ensino, sendo destinado um percentual de vagas para toda comunidade pessoense.
A proposta didático-pedagógica da Casa das Artes será alicerçada numa concepção ampla de educação em que os saberes artísticos serão trabalhados de forma articulada com a formação humana, ética, crítica e reflexiva. Na perspectiva de interrelacionar os diversificados saberes necessários para o ensino e aprendizagem da arte como expressão humana, social e cultural.
As atividades didático-pedagógicas orientadas pelos professores, no processo de cada curso são as cotidianas A organização de conjuntos artísticos formadas pelos alunos da Casa e a circulação nos espaços da escola, da produção artística experimental disponível no Brasil correspondem às atividades complementares. Estas contemplarão as diversas áreas artísticas, possibilitando que os alunos conheçam que está sendo produzido e possam eles mesmos, produzir ações criativas.
Dentre das atividades complementares apresentamos o projeto “Vozes da Infância” como a primeira ação em desenvolvimento da Escola Municipal de Artes /Casa das Artes.
Dentre das atividades complementares apresentamos o projeto “Vozes da Infância” como a primeira ação em desenvolvimento da Escola Municipal de Artes /Casa das Artes.